07/09/2023

Escritor Bruno Barreto realiza tarde de autógrafos na Bienal 40 anos

O jornalista Bruno Barreto, autor do livro: A CHAVE realiza neste sábado, dia 09, às 16h, um encontro com os leitores, na Bienal do Rio de Janeiro, que este ano celebra 40 anos de história.




Quem recebe o escritor é o stand da Tag Tuthor, localizada no Espaço Verde, Rua U, número 20 (nas proximidades do Café Literário).

Este ano, em comemoração aos 40 anos do evento, toda a identidade visual e a própria logomarca da Bienal do Livro 2023 passaram por uma mudança muito significativa:

— Eu não pude esconder a minha emoção quando vi que a logo da Bienal passou a ser o símbolo da {chave}. E não poderia receber um presente maior do que ter uma memória afetiva tão forte quanto ter a filosofia e conceitos do livro A CHAVE oferecidos pela primeira vez na Bienal do Rio, em um momento histórico e totalmente integrado com o que o evento está promovendo — explica o autor, ao falar também sobre os encontros que tem realizado graças ao livro.

— É muito bom perceber esse movimento dos jovens leitores interessados em consumir cultura, literatura, arte e games. E a Bienal tem propiciado esses encontros desde o primeiro dia. Essa aproximação entre autores nacionais e internacionais com os seus leitores são fundamentais para que a economia criativa se mantenha aquecida e principalmente para que passe a ser mais valorizada em nossa sociedade que ainda carece de bons instrumentos de acesso e fomento — ressalta o autor do livro, que também trata da temática social de forma artística e filosófica.

Questionado sobre o que seria A CHAVE?, Bruno, que utiliza em sua assinatura o apelido Nuno, prefere manter-se em silêncio, mas revela que ela está em tudo o que fazemos e em todos nós. Segundo ele, os livros guardam chaves importantes que devemos preservar e manter seguras.

— Livros contam mais do que histórias. Eles são registros das memórias do tempo que passou, do que estamos vivendo e tratam ainda das promessas de futuro que queremos ou que por consequência teremos. Tudo isso é como poder viajar no tempo e no espaço para além da palavras e do imaginário e resgatar em nós a essência de quem nós já somos e que por vezes nos esquecemos de ser: apenas bons praticantes da vida — este último termo, que ele utiliza dentro de sua literatura em referência ao leitor ou leitora de sua obra.


Saiba mais sobre o livro

“Desejo que todas as crianças do mundo possam ler este livro para suas crianças.”

Um menino, uma nova aventura. E  com ele uma chave que poderá abrir as portas para boas reflexões filosóficas e artísticas, sobre as vivências que nos transformam nos seres humanos que escolhemos ser.

Em “A CHAVE”, o autor Bruno Barreto abre as portas para um estilo literário ainda pouco explorado no Brasil.

O livro, com 254 páginas, traz um convite ao passeio pelo despertar do imaginário e para uma jornada repleta de muita criatividade e aprendizados.

Também celebra encontros e desencontros por meio de palavras e frases símbolicas, em conceitos que instigam a realidade por meio da ficção.

Arthel é um menino que encontrou a chave e agora será capaz de atravessar o tempo e o espaço. Uma jornada cheia de descobertas sobre o mundo, pelo olhar de uma criança.

Será que ele finalmente vai conseguir encontrar o que procura nesta nova aventura?

Um viajante se encontra com uma criança muito importante e com ela irá descobrir que existem muito mais chaves à serem encontradas.

Liberdade, Justiça, Sabedoria e Amor.

Essas são as chaves para uma história sensível que se utiliza de uma narrativa encantadora.



Saiba mais sobre o autor

O jornalista Bruno Barreto (Nuno), nasceu no Rio de Janeiro, Brasil. É pós-graduado em Gestão Estratégica de Pessoas e possui formação em Comunicação Social.

Sua principal experiência é na área de TV, com passagens pela Rede Globo, Grupo Bandeirantes e TV Esporte Interativo.

Mais recentemente tem se dedicado também ao trabalho de Assessoria de Comunicação com ênfase em projetos voltados para as artes visuais.

Nuno é um escritor apaixonado pela fotografia, um praticante da vida, amante das artes e principalmente de uma boa viagem.

Ele se utiliza de uma escrita original que nos transporta para um mundo particular e fabuloso, lançando um olhar para temas sociais, políticos e humanísticos.




Saiba mais sobre a Bienal 40 anos

A 21ª edição do evento literário internacional mais tradicional do Rio e do Brasil celebra quatro décadas de muitas narrativas e debates, mantendo-se atualizada com a contemporaneidade. A proposta de valorização da literatura está associada também a novos elementos como o audiovisual, teatro, projeções streamings, redes sociais, games, músicas e performances artísticas.

De acordo com o site oficial do evento, a Bienal deste ano conta com mais de 300 editoras de diversas regiões do Brasil e a expectativa é de que até o fim do evento ela receba aproximadamente 600 mil pessoas. Ao todo, foram convidados 380 autores e personalidades, distribuídos em mais de 200 horas de programação.


Serviço:

- Data: 09/09/2023 (sábado).
- Horário: 16h.
- Evento: Autógrafo com o escritor Bruno Barreto (Nuno). Livro: A CHAVE.
- Local: A Bienal do Rio 2023 (40 anos) está localizada à Avenida Salvador Allende, n° 6.555 no Riocentro, Barra da Tijuca, na zona oeste do Rio.